fbpx

Cefaleia Tensional e Tratamento Osteopático!

As cefaleias e enxaquecas, comummente chamadas de dor de cabeça, são das condições clínicas com maior incidência na população, estimando-se que cerca de 90% das pessoas terá cefaleia pelo menos uma vez na vida.
Inúmeros fatores podem gerar dor de cabeça como, por exemplo, disfunções alimentares, problemas hepáticos, hipertensão arterial, problemas de oclusão dental, entre outras causas.
A cefaleia tensional é um dos tipos mais comuns de dor de cabeça. Nestes casos, o individuo apresenta sintomas de dor uni ou bilateral, descrevendo uma pressão ou aperto, muitas vezes refere que sente um capacete apertado à volta da cabeça, com maior incidência na zona da “fonte”, nuca ou topo da cabeça, de intensidade leve ou moderada.
Esse tipo de dor de cabeça tem relação com a tensão ou contracção exagerada e mantida de grupos musculares dos ombros, pescoço, couro cabeludo e mesmo da face. Esta tensão anormal gera os chamados Trigger Points musculares. Um Trigger Point apresenta-se como um local irritável e rígido à palpação, produzindo dor, limitação na amplitude de alongamento e inibição muscular. Quando estimulados, desencadeiam dor local e dor referida à distância.
Os músculos trapézio superior, esternocleidomastoideo, elevador da omoplata, suboccipitais e mastigadores são os mais relacionados a sintomatologia do tipo cefaleia tensional.
No tratamento de Osteopático, o diagnóstico é clínico e depende de uma anamnese e exame físico cuidadosos, de forma a identificar os factores que desencadearam e mantêm o quadro doloroso.
Em parte o tratamento de Osteopatia consiste em identificar as causas desencadeiam e mantêm os Trigger Points, e utilizar técnicas para suprimir esses mesmos factores.

Os tratamentos de Osteopatia mostram-se muito eficazes na cura e controle deste tipo de condição clínica.

JORGE MASSANO | Clínica de Osteopatia e Fisioterapia em Montijos
Email: info@jorgemassano.pt
​Tel: 962301918
www.jorgemassano.pt

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *