fbpx

DOR NAS COSTAS?

Muitas dores de costas musculares e articulares devem-se a um mau funcionamento ou sobrecarga dos nossos orgãos e vísceras (não necessariamente devido a uma doença). Isto acontece porque o nosso sistema nervoso simpático se “irrita” e reflecte em diferentes partes do sistema músculo-esquelético – disfunção visceral. Este conceito de disfunção visceral implica um défice no funcionamento do orgão, que pode dever-se a uma causa alimentar ou devido a restições na sua mobilidade.
Os nossos orgãos desempenham papeis específicos na nossa fisiologia. Para levarem a cabo as suas funções, estão bem providos por artérias, veias, nervos e tecido conjuntivo. Qualquer alteração numa destas estruturas pode alterar o seu funcionamento.

Mas Como é Que os Orgãos Podem dar Dor nas Costas?
Os nervos que saem de cada zona da medula espinhal vão subministrar tanto um orgão como uma região bem definida do sistema músculo-esquelético. Qualquer irritação ou sobrecarga de um orgão (como ocorre nas épocas festivas em que comemos e bebemos demasiado) originará uma hipersensibilidade no seu nível correpondente na medula espinhal, que afetará a zona músculo-esquelética correspondente.
Como exemplos mais comuns de dor múscular e articular por disfunção visceral temos: cicatrizes pós-cirurgicas, disfunções de fígado e vesícula que dão uma dor na parte media-alta das costas e ombro direito, estômago que dá uma dor entre as omoplatas e trapézios e os intestinos que refletem dor na coluna lombar.
 
Nestes casos, para obter um alívio completo das suas dores, além de uma dieta adequada é necessário devolver uma boa mobilidade, vascularização e regular a inervação do orgão afectado através de técnicas de osteopatia visceral.

JORGE MASSANO | Clínica de Osteopatia e Fisioterapia em Montijos
Email: info@jorgemassano.pt
​Tel: 962301918
www.jorgemassano.pt

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *