fbpx

Dor Lombar

QUAIS OS SINTOMAS DE DOR LOMBAR?
A Dor Lombar ou Lombalgia é o termo utilizado para descrever uma dor na região inferior das costas. Existe uma grande variedade de sintomas. Se por exemplo, sofreu uma contusão muscular, a dor muito provavelmente será restrita à região lombar sem irradiação aos membros inferiores. 

Sintomas associados a contusão ou entorse lombar:  
➟ Espasmos musculares
➟ Dor que aumenta em determinados movimentos
➟ Dificuldades em levantar e caminhar 
➟ Dor ao toque

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram em poucos dias. No entanto, sintomas de uma lombalgia crónica, podem afectá-lo durante meses ou mesmo anos, estes incluem:
➟ Dor ou dormência nas pernas
➟ Rigidez Matinal
➟ Dificuldades em dormir devido à dor
➟ Depressão
➟ Incapacidade de estar de pé por períodos prolongados

CAUSAS DA DOR LOMBAR
Existem muitas razões pelas quais pode sofrer de dor lombar, a maioria delas biomecânicas. Movimentos simples, como carregar sacos, virar-se ou tentar apanhar algo pode agravar os sintomas.
A dor lombar crónica (duração superior a 3 meses) afecta cerca de 10% da população. Pode ser causada por hérnias ou protusões de discos, alterações degenerativas nas vértebras e outras estruturas da coluna. Profissões nas àreas da construção civil, enfermagem, estafetas, secretariado e outras que exijam que se esteja de pé ou sentado durante longas horas, têm um risco mais elevado de desenvolver dor lombar.

Outras causas de dor lombar:
➟ Obesidade e excesso de peso
➟ Sedentarismo
➟ Posturas inadequadas
➟ Idade (a partir dos 30 anos)
➟ Gravidez
➟ Stress

QUAL O TRATAMENTO PARA A DOR LOMBAR?
No caso de uma dor lombar aguda de origem mecânica, a maioria dos casos resolve-se em poucos dias ou semanas com tratamento conservador (fisioterapia e osteopatia). Já no caso de dor lombar crónica esta poderá permanecer durante alguns meses. Existem várias técnicas que demonstram ser uma abordagem efectiva no tratamento das lombalgias

➟ Fisioterapia 
➟ Manipulações osteopáticas
➟ Massagem
➟ Exercícios de correcção postural 

JORGE MASSANO | Clínica de Osteopatia e Fisioterapia em Montijos
Email: info@jorgemassano.pt
​Tel: 962301918
www.jorgemassano.pt

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *