COMO MELHORAR O SISTEMA IMUNITÁRIO

Vou aproveitar hoje, que o covid está a ganhar proporções ainda mais descabidas, para dar-lhe alguns conselhos para fortalecer o seu sistema imunitário.

Ter o sistema imunitário a funcionar no seu melhor, vai melhorar a capacidade do seu organismo para atacar e eliminar os agentes patógenos de forma mais rápida e eficiente.
Isto vai acontecer de duas formas. Primeiro, vai ser menos provável que contraia doenças infectocontagiosas e segundo, caso as contraia, estas manifestar-se-ão com menor severidade e gravidade.

Então o que pode fazer?

1. Dormir melhor, umas 7 a 9 horas por dia:
– Tente deitar-se sempre aproximadamente à mesma hora.
– Não use aparelhos eletrônicos como tablet ou telemóvel nas 2 horas antes de dormir- isto porque a luz desses aparelhos faz com que o seu cérebro pense que ainda é de dia, e atrasa a produção de melatonina, uma hormona fundamental ao sono e bom funcionamento sistema imunitário.

2. Optimize a sua Alimentação:
– Consuma alimentos ricos em vitaminas C (laranja, kiwi), A (cenoura, abóbora) e zinco (nozes, feijões e cereais), e ricos em probióticos (cebola, alho, alcachofra e alguns iogurtes) para regular os seus intestinos – não se esqueça que os seus intestinos são uma das zonas de entrada do exterior para o interior, pois é onde os alimentos são absorvidos.
– Evite comidas processadas, que lhe vão inflamar os intestinos e prejudicar o sistema imunitário. 

3. Reduza o stress:
Quando a sua mente e corpo estão em stress, você está em permanente estado de alerta, pelo que o seu organismo estará mais preocupado com ameaças externas (como uma discussão que teve com alguém), do que com agentes patógenos como vírus e bactérias ou mesmo que uma dor muscular.
É por isso que algumas pessoas têm maior dificuldade em recuperar de algumas lesões. O meu conselho é que Pratique exercício, isto vai fazer com que o seu sistema nervoso simpático – responsável pelo estado stress, tenha um estímulo agudo e intenso, que será seguido de uma fase de relaxamento e libertação de endorfinas.

– Evite pessoas e pensamentos negativos.
– Medite, já sei que vai dizer que não tem tempo, mas se meditar 5 minutos por dia os seus níveis de stress diminuem drasticamente e o positivismo com que encara o dia a dia (algo que todos precisamos nesta época conturbada) cresce exponencialmente.

Deixo-lhe aqui um link que lhe ensina como meditar durante 3 minutos, para que a desculpa do tempo seja mesmo só uma desculpa.

Fique atento aos nossos emails e redes sociais para não perder conselhos imprescindíveis para a sua saúde.

Até breve 

Jorge Massano
Osteopata | Fisioterapeuta

Jorge Massano Terapias Integradas
913599175
fisiomassano@gmail.com
www.jorgemassano.pt

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