fbpx

TENDINITE ou TENDINOSE? QUAL A DIFERENÇA?

A grande diferença entre uma tendinite e uma tendinose é o factor tempo. A tendinite é uma condição aguda e inflamatória devida a um trauma direto ou carga excessiva no tendão. Uma tendinose é uma condição crónica provocada por movimentos repetitivos, cargas excessivas sem recuperação adequada, ou resumindo, uma tendinite mal tratada.

1. TENDINITE: Existe inflamação evidente e a zona envolvente além de dolorosa, encontra-se inchada, vermelha e quente. Ao microscópio observam-se roturas e lesões das fibras do tendão, assim como a presença de células inflamatórias.
Tratamento da Tendinite: Inicialmente o repouso da atividade e crioterapia (gelo) podem ajudar a controlar a dor e inflamação. No entanto, visto que a inflamação é uma parte importante no processo de cicatrização dos tecidos, não são aconselhados anti-inflamatórios nos primeiros dias.

2. TENDINOSE: Não apresenta inflamação. Apesar de dolorosa, normalmente a zona envolvente não se apresenta avermelhada nem quente. Ao microscópio observam-se micro-ruturas no tendão mas não existem células inflamatórias evidentes.
Tratamento da Tendinose: Os exercícios de contração excêntrica do músculo-tendão apresentam ótimos resultados na redução da dor e cicatrização dos tecidos lesionados. Como NÃO EXISTE INFLAMAÇÃO associada à tendinose, não existem benefícios na toma de anti-inflamatórios, corticoides ou crioterapia (gelo).

JORGE MASSANO | Clínica de Fisioterapia e Osteopatia no Montijo
962301918
info@jorgemassano.pt
www.jorgemassano.pt

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *